Sobre

O projeto “Moldando o futuro: oficinas de comunicação em prol da sustentabilidade dos oleiros de Itaboraí” nasceu do desejo de transformar a vida de famílias de artesãs e artesãos locais.  Uma comunidade que busca resgatar a valorização da cerâmica artesanal do município, preservando seu patrimônio histórico-cultural e trazendo mais sustentabilidade para a economia de base familiar. 

A prática do artesanato em cerâmica na região é carregada de tradição e história. Tem sua origem nos primeiros povos que habitaram nossas terras: os Tupi e os Guarani. Sendo um legado para o município de Itaboraí, um lugar com que tem força e é referência no mercado regional em produtos de cerâmica. 

Como você, enfrentamos grandes desafios durante a pandemia, mas juntos, demos continuidade às nossas atividades com sucesso, adaptando metodologias, reorganizando cronogramas e contando com o esforço de cada um e cada uma para que esse projeto se tornasse realidade. 

Nosso projeto foi formado por oficinas de comunicação – fotografia, vídeo, texto publicitário, redes sociais, planejamento criativo – com técnicas e estratégias para valorizar o artesanato em cerâmica e a secular arte oleira de Itaboraí. Ao longo de nossos encontros, além dos artesãos especializados em cerâmica, também contamos com a participação preciosa de artesãs que têm os materiais reciclados como principal matéria prima para produzir suas criações. 

Durante o percurso, o projeto “Moldando o Futuro” se transformou em “Itaboraí das Artes” e virou patrimônio da Cidade. Você vai encontrar aqui o resultado do trabalho conjunto de diversas entidades da sociedade civil que acreditam na ação comunitária como importante agente de transformação social.  Uma iniciativa que partiu de uma demanda da própria comunidade, envolvida desde sua concepção, execução e que agora está pronta para continuar – e expandir! – seus sonhos.

O projeto teve como base a Publicidade Social Transversal, que tem por princípio o envolvimento de diferentes atores da sociedade civil na transformação do cotidiano, a comunicação comunitária, o respeito à pluralidade, aos múltiplos saberes e à construção coletiva do conhecimento. 

Somos fruto da parceria entre o Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social da Universidade Federal Fluminense (LACCOPS – UFF)  e a ONG de comunicação comunitária CRIAR Brasil, com o apoio do Programa Luz Solidária, da ENEL.

REALIZAÇÃO:

CriarBrasil Logotipo Laccops Logotipo UFF Logotipo

APOIO: